terça-feira, 12 de outubro de 2010

DILMA NOS PRÓXIMOS 04 ANOS?

E-MAIL RECEBIDO (questionado e comentado aqui no blog):

From: andrade.2007@hotmail.com (To) Subject: O QUE É VERDADE ? E O QUE É BOATOS NUMA CAMPANHA ELEITORAL? Date: Tue, 12 Oct 2010 21:18:45 +0000
CLIQUE AQUI, http://www.dilma13.com.br/verdades E ENTENDA O QUE É VERDADE ? E O QUE É BOATOS NUMA CAMPANHA ELEITORAL? VOTE CORRETAMENTE, VOTE PT, VOTE 13, VOTE DILMA ROUSSEFF.


RESPOSTA por E-MAIL (Date: Tue, 12 Oct 2010 20:04:16 -0300)

Caro Alcides, agradeço-lhe por sua preocupação em me enviar e-mail sobre a candidata Dilma. É muito bom ouvir a opinião das pessoas sempre. Por mais duras que sejam.

Venho acompanhando de maneira incomum o perfil dos candidatos nessas eleições e por um período bastante longo. Perdoe-me pela correria, escrevo-lhe uma resposta corrida de e-mail em forma de publicação sem revisões...

Não desejo depreciar suas intenções, mas sinto muito, mas não tenho interesse algum em eleger a candidata. Tenho combatido com bastante insistência e influência as recentes posturas do PT. Tenho contato direto com comunicadores, artistas visuais, cineastas, fotógrafos, músicos, educadores, muitos partidos, candidatos/políticos, entre outros. Infelizmente, entre as pessoas mais esclarecidas de nossa sociedade, uma nata (infelizmente), estamos decepcionados com tudo o que se passou com a população nos últimos anos, principalmente quanto a formação intelectual, formação do 'interesse pelo trabalho' e ao uso de 'forças do estado' contra protestos realizados por nós comunicadores, artistas, redes, jornais, exposições de obras de arte e fotografias, obras musicais, além da ausência de promoção adequada na educação, cultura, sustentabilidade no crescimento social, etc. É impossível eu enumerar aqui as causas de descontentamentos que tenho, que passam por todas as bases da sociedade, do bem estar comum.

Os Tucanos também não ficam atrás para mim! Apesar disso, considero mais que emergencial, pelo bem democracia na nação brasileira, a alternância do partido no poder.
Apesar de discordar em muitos aspectos dos Tucanos, atualmente eu os prefiro emergencialmente a fim, literalmente, de diminuir as forças do partido petista, que vem abusando do fato de ter 'cultivado' uma opinião pública das massas a seu favor, seja através de políticas que alguns chamariam de pão e circo, promessas ou o que mais tiver colaborado, não importa. O que mais importa agora é o abuso desse poder em prol do que cheia a instituição ditatorial usando a opinião cultivada no povo. Hitler mesmo o fez, e fez bem. Massacrando as visões distintas ao invés de ouvi-las e debater, discutir, permitir sua publicação, permitir o questionamento público, equilíbrio para uma democracia real.

Quanto a veracidade de algumas questões divulgadas pelo site que o senhor nos transmitiu, devo declinar como a minha opinião pessoal, uma vez que a sociedade viu e ouviu da própria candidata em debates sobre sua opinião a respeito das questões atuais como o aborto, como exemplo. Sem falar nos decretos tramitados em 2009 a respeito da imposição de certos limites a liberdade de culto no Brasil, outro exemplo em milhares. E ainda as atuais declarações inaceitáveis que ouvimos de Lula e Dilma a respeito dos Direitos de Expressão, do papel da mídia e dos comunicadores na formação de opinião pública (muito insultados como manipuladores da informação, o que não é verdade absoluta e deve ser tratado juridicamente, não com a força pública como veio acontecendo). Além disso tudo, é inaceitável tomar conhecimento da queima de literaturas evangélicas por ordem federal e da prisão de pastor no sul, que realizou preleção a respeito de suas crenças sobre sexualidade homossexual. O governo não deve oprimir, reprimir e amordaçar o povo, mas permitir que as pessoas na sociedade tenham direitos preservados, todos! E deveres. Cada qual respeitando os limites uns dos outros, seja no campo da fé ou da sexualidade, por exemplo e, principalmente, do direito de expressar pensamento. Isso é uma tarefa árdua de mudança cultural por direitos humanos que deve ocorrer de forma pacífica e conscientizadora em todos os aspectos através de campanhas específicas, educação nas escolas, esclarecimentos sobre direito civil de cidadãos, etc. Reprimir um grupo não garante libertação de preconceito, apenas gera novos preconceitos.

A vitória de Dilma, infelizmente, é eminente. Eu arriscaria predizer, apenas como uma suposição, que nos próximos anos teremos crescimento econômico (teríamos de qualquer jeito devido as commodities, avanço e barateamento global das tecnologias, isso e aquilo e devido o crescimento do 3o setor, tudo como previsto pelos economistas para o Brasil), mas teremos fortíssimo agitamento e crises políticas realmente caóticas, teremos praticamente 'guerra civil' relacionada à área de terras e da comunicação (direitos de opinar, de culto, disso e daquilo), teremos comunicadores, artistas visuais, fotógrafos, cineastas, pastores, padres, bispos amordaçados, presos ou 'auto-exilados' (esperando o pó abaixar fora do Brasil - alguns já estão). Talvez isso seja "bom" para o país! Talvez não. Mas eu arrisco que isso deve ocorrer, entre greves e repressões como tem acontecido em algumas partes (O cheiro de posturas ditatoriais para os artistas e para alguns comunicadores sérios é muito mais forte do que qualquer odor que se possa sentir com as narinas, basta políticos pensarem em ditadura e já começamos a produzir obras de protesto! rs).

Peço-lhe que compreenda minha postura e decisão pelo candidato Serra, em prol dessa alternância preventiva radical contra uma eminente possibilidade "ditatorial petista" (pior: apoiada pelo povo). Apesar de minha opinião, infelizmente, a vitória será da Dilma, pelas razões mais óbvias e fáceis de se perceber que estão bem aí, para todo o povo brasileiro ver.

Respeito muito sua decisão pela candidata, estamos em um país que tenta ser democrático. E o senhor deve certamente estar assim como eu em busca daquilo que acredita ser o melhor para o país! Se todos estivessem tentando se esclarecer politicamente como ambos temos feito, teríamos espaço de discussão mais confiável, mais seguro e respeitoso. Agradeço-lhe mais uma vez por seu contato sobre as eleições e desejo imensamente que as predições que me arrisco chutar estejam erradas e que tenhamos um período fortemente democrático de "Ordem e Progresso" no Brasil.

Atenciosamente,


Prof do Curso Superior de Cinema / Composição de Trilhas Sonoras da FAAP/FACOM; - Compositor, Regente e Compositor de Música Eletroacústica / Instituto de Artes - UNESP; Depto de Pós-Graduação em Multimeios - Cinema / Instituto de Artes - UNICAMP; Cineasta-Comunicador (Animador Stop Motion); - Diretor-Presidente da Associação de Estudantes de Música - GEM-ADEPS
P Antes de imprimir, pense na responsabilidade c/ o meio ambiente. Utilize papel reciclado e imprima fr e vs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário